sábado, 24 de março de 2012

Sablés de Morango

Há umas semanas uma amiga apresentou-me este doce cantinho: Coco & Baunilha. E tem sido a loucura. Passo horas a percorrer os arquivos, a devorar cada receita. E vai crescendo em mim a vontade de as fazer, uma por uma. Hoje escolhi os Sablés de Morango, mas já tenho mais umas quantas arquivadas nos favoritos. Não são difíceis de fazer e ficam divinais. Recheei quase todas com doce de morango caseiro (by Bimby, claro) e as restantes recheei com doce de pêra (mais do agrado do marido).
Ingredientes:

250g de farinha
1 pitada de sal
1 ovo à temperatura ambiente
1 colher (sopa) de açúcar baunilhado
100g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
100g de açúcar
Doce de morango ou outro q.b.
Açúcar em pó q.b.

Preparação:

Bater a manteiga com o açúcar e o açúcar baunilhado, 1 minuto, vel. 3, até obter um creme esbranquiçado.
Juntar o ovo e programar 30 seg., vel. 3.
Adicionar a farinha e o sal e programar 30 seg., vel 4.
Programar mais 2 min. na vel. Espiga.
Retirar a massa, formar uma bola, envolvê-la em película aderente e levar ao frigorífico aproximadamente 1h.
Pré-aquecer o forno a 180º e forrar um tabuleiro com papel vegetal ou um tapete de silicone.
Estender a massa com o rolo com cerca de 3 a 4 mm de espessura. Com um cortador formar pares de bolachas com a forma desejada em que uma delas terá de ser furada ao centro com outro cortador mais pequeno. Dispor as formas na placa e levar ao forno entre 10 a 15 minutos.
Vigiar visto que as bolachas deverão ficar brancas, depois de frias endurecem. Deixar arrefecer. Polvilhar as metades furadas ao meio com açúcar em pó, colocar doce na base e cobrir com a outra.

As partes que retirei do meio, em vez de as reaproveitar para fazer mais sablés, levei-as ao forno com um M&M no meio e fiz, assim, a delícia dos miúdos :)

1 comentário:

Manuela disse...

Conheço esse blog. As receitas de iogurtes são fenomenais e as únicas que até agora me atrevi a fazer. Mas essas bolachinhas parecem saborosas e simples.

bjinhos