terça-feira, 17 de maio de 2011

Bolo de chocolate com morangos

Dei de caras com a fotografia deste bolo na revista Cozinha Prática de Sucesso e foi automático, agarrei logo nela para a comprar. Adoro a conjugação do chocolate com os morangos. Aproveitei que ando a tirar ideias para fazer o bolo de aniversário da Rita (que faz 1 aninho já daqui a 2 meses) e hoje deitei mãos à obra. Foi muito fácil adaptar a receita à bimby e o resultado final foi muito bom. Ainda não ficou perfeito para o meu gosto porque gosto de bolos mais húmidos e a camada de cima deste fica um pouco seca. Para a próxima faço uma calda de morango para pôr antes da cobertura de chocolate e, aí sim, acredito que ficará perfeito. Também deve ficar muito bom se substituirmos a cobertura de chocolate por chantily. Deve ficar menos "pesado" e muito fresco!

Ingredientes:
6 ovos
200 gr de açúcar
180 gr de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
50 gr de chocolate em pó

Recheio:
200 gr de doce de morango (eu faço na bimby e tenho sempre 2 ou 3 frascos; é o doce mais apreciado cá em casa);
250 gr de morangos laminados

Cobertura:
200 gr de chocolate em barra aos pedaços
2 dl de natas

Preparação:
Colocar a borboleta. Pôr no copo os ovos e o açúcar e programar 5 min., vel. 3.
Juntar a farinha, o fermento e o chocolate e programar 15 seg., vel.3.
Deitar a massa numa forma redonda de 20 cm de diâmetro, untada e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30/40 minutos.
Depois de cozido, desenformar e deixar arrefecer completamente.
Depois de frio, cortar ao meio no sentido longitudinal e cobrir a parte de baixo com o doce de morango e depois com os morangos laminados. Colocar a parte de cima do bolo.
A cobertura de chocolate prefiro fazer num tachinho porque acho que não se justifica estar a sujar a bimby por tão pouco. É só levar a lume brando o chocolate partido em pedaços e as natas até formar um creme homogéneo. Deitar por cima do bolo, alisar e decorar a gosto.
Eu levei o bolo ao frigorífico para ficar mais fresco.

Sem comentários: