segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rissóis de atum

Depois de quatro dias de molho, a comer pouco mais que gelados... vinguei-me na bimby! Durante uma das sestas inerentes à recuperação da amigdalite sonhei com estes rissóis. Verdade, verdadinha! Costumo fazer este recheio com natas - em vez do béchamel - e uso-o para fazer um empadão de atum, adorado por todos. Sonhei precisamente que trocava as natas por béchamel, para engossar o recheio, e que fazia massa de rissóis... só eu! Assim que acordei tratei de pôr mãos ao trabalho e, com a preciosa ajuda do meu marido, bimbámos o suficiente para 5 dúzias de rissóis. Faltaram os cogumelos que não tinha.

Para o recheio dos rissóis:

1 cebola

2 dentes de alho

5 latas de atum (das normais) escorridas

azeite qb

1 folha de louro

sal, pimenta preta e noz moscada, qb

Molho béchamel

Preparação:

Fiz o refugado num tacho enquanto bimbava o béchamel, para não perder tempo. Num tacho, fazer o refugado com o azeite, cebola, o alho e a folha de louro. Juntar o atum escorrido. Desfazer o atum e temperar a gosto. Juntar o béchamel e envolver muito bem. Rectificar os temperos.

Para o béchamel:

600 gr de leite

60 gr de farinha

40 gr de mateiga

sal, pimenta e noz moscada, qb

Preparação:

Colocar todos os ingredientes no copo e programar 8 min., temp. 90, vel. 4.

Para a massa dos rissóis:

500 gr de água

500 gr de farinha

60 gr de manteiga

10 gr de azeite

1 pitada de sal

Preparação:

Colocar no copo a água, a manteiga, o azeite e o sal. Programar 5 m., temp. 100, vel. 1. Juntar a farinha e programar 20 seg, vel. 4.

Nota: A massa fica às bolinhas. Temos que a retirar da bimby e amassar um pouco com as mãos, para a tornar uniforme. Deve ser estendida ainda quente. O resto já sabem... estender a massa, rechear a gosto, passar por ovo e pão ralado e fritar. Nós fritámos uns quantos para provar e os restantes já estão congelados.

1 comentário:

Cakemol disse...

HOla, me ha gustado tu blog, espero conocer recetas de vuestra gastronomía.A ver si veo los pasteles de belem,que comí en portugal. Espero poder enteder las recetas en portugues je je. besos.