terça-feira, 2 de junho de 2009

Ervilhas com Ovos Escalfados

Graças à minha sogra tenho cerca de 5 kg de ervilhas na arca. Não sou grande apreciadora das mesmas e só as como bem trituradas num belo creme. Mas, como também não sou gaja de estar a desperdiçar recursos, vai de me lançar a esta bela receita. Eu comi os ovos e o chouriço e o marido comeu de tudo. Baseei-me na receita do livro base, mas reduzi quase tudo para metade ou ia andar uma semana a comer as ditas. Também não tinha bacon, mas tinha chouriço que vai dar mais ou menos ao mesmo.

Ingredientes:

500 gr de ervilhas congeladas

1 caldo de legumes

6 ovos

sal e coentros picados (esqueci-me de pôr os coentros)

1 cebola média

1 pitada de açúcar (ainda não percebi para quê, mas pús na mesma)

1 dente de alho

100 gr de água

1/2 chouriço

75 gr de vinho branco

80 gr de tomate (usei do de lata, pelado)

50 gr de azeite

Preparação:

Colocar a cebola, o alho, o tomate e o azeite no copo e triturar 8 seg, vel. 5.

Programar 5 min., temp. Varoma, vel.1.

Triturar 15 seg., vel. 7.

Juntar o chouriço e programar 3 min., temp. Varoma, vel. 1.

Quando terminar o refugado, adicionar as ervilhas, o sal, o caldo de legumes, o vinho e a água e programar 20 min., temp. Varoma, vel. Colher Inversa.

Rectificar os temperos, deitar as ervilhas numa travessa junto com os ovos previamente escalfados e polvilhar com os coentros picados. Eu servi com arroz branco também feito na bimby.

Nota: a receita original diz para escalfar os ovos na Varoma. Eu não tenho paciência para andar às voltas com o copinho e a película aderente e escafei-os no fogão, num tachinho com água a ferver.

1 comentário:

mamã ET disse...

Também já fiz esta receita, eu adoro ervilhas e adoro ovo, e acrescentei também algumas batatinhas!!!

Jokitas e continua a puiblicar, eu venho aqui muitas vezes ver se há novidades!!

Jokitas